Manual de viagens: segurança na estrada

Já que o final de ano está chegando e, com ele, as tão esperadas férias, quando todo mundo aproveita para viajar, preparamos para você um manual de segurança na estrada.

Em primeiro lugar, e para garantir a segurança na viagem, é importante que a revisão de seu automóvel esteja em dia.

A revisão nunca deve ser feita na véspera da viagem. Se houver necessidade de substituição de alguma peça, muitas vezes fica impossível resolver tudo de um dia para o outro.

Veja os itens que não podem ficar de fora em uma revisão:

Pneus – Confira a pressão de todos os pneus, e atente à quantidade de passageiros e bagagem que o carro irá carregar, pois quase todos os modelos exigem pressões diferentes para cada situação. Não se esqueça de incluir o estepe na inspeção.
Alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas – Não aguarde o aparecimento dos sintomas que geralmente surgem quando o veículo está em alta velocidade: vibrações no volante, no caso de uma roda desbalanceada; ou direção desalinhada (o carro puxa para um dos lados), no caso de alinhamento fora das especificações de fábrica.

Fluidos –  é importante checar o nível de todos os fluidos e a validade de seus filtros: líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, fluido de freio, direção hidráulica e embreagem, e nível do combustível do reservatório de partida a frio.

Sistema elétrico – Confira se as lanternas, faróis e piscas estão funcionando corretamente. Substituir uma lâmpada queimada é algo rápido, e pode prevenir um acidente.
A segurança no trânsito refere-se a métodos e medidas com foco na prevenção de acidentes. Além de fazer a revisão no veículo, siga as práticas de segurança para reduzir o risco de acidentes na rede viária.

segurança na estradaNunca dirija depois de beber, mantenha a distância de segurança correta do carro da frente, não acione o farol alto se houver risco de ofuscar o motorista do veículo em direção contrária e jamais atenda ao celular enquanto estiver dirigindo.

É durante as ultrapassagens que acontece o maior número de acidentes nas estradas, principalmente por imprudência. Obedeça à sinalização da pista, sempre dê seta antes para indicar seus movimentos e só ultrapasse pela esquerda, nunca pelo acostamento.

Prefira viajar durante o dia, mas, se precisar viajar a noite e ficar com sono, não lute contra ele. Não adianta pedir para que os outros passageiros conversem com você ou, se estiver sozinho, ligar o rádio no máximo volume. Pare o carro num local seguro e durma, nem que seja por meia hora.

Pronto! Agora é seguir nossas dicas, apertar o cinto e aproveitar a viagem!


Com o monitoramento de veículos, pessoas e cargas, a sua viagem ficará mais segura, sobrando mais tempo para a diversão! Clique aqui e conheça os planos da Argos Monitoramento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.