A violência contra taxistas tem sido cada vez mais frequente no Brasil, gerando pânico entre os condutores e seus passageiros. Neste cenário, o monitoramento de frotas de táxi pode ser uma boa alternativa para aumentar a segurança dos ocupantes do veículo.
Com o sistema de rastreamento por GPS, é possível acompanhar o trajeto de todos os carros da frota. A central recebe a posição geográfica de cada carro, esteja ele parado ou em movimento e consegue acompanhar, em tempo real, todo o trajeto que está sendo percorrido pelo táxi. Informações como estas são importantes para resguardar a segurança de taxistas e passageiros. Em caso de roubos, furtos e sequestros e até mesmo acidentes automobilísticos, será possível determinar a localização exata do veículo e acionar a polícia, que poderá ter uma ação mais rápida.
Além da questão da segurança, o monitoramento de veículos de táxi também pode auxiliar as prefeituras no aperfeiçoamento do serviço. O sistema possibilita a verificação de rotas, tempo de deslocamentos de um local para o outro, abusos de velocidade, pontos onde a velocidade é reduzida. Também é possível saber o tempo que cada veículo fica disponível para viagens, quantidade de carros que circulam em horário de pico, locais onde faltam táxis, itinerários mais buscados e os horários em que há mais demanda.
Com base nesses dados, pode-se conferir a efetividade do serviço e avaliar se a frota existente é suficiente para atender as necessidades dos usuários, bem como planejar melhorias e acompanhar o desempenho dos motoristas. Os relatórios gerados são uma ferramenta eficaz para auxiliar na gestão do serviço!
Para os passageiros, há ainda a comodidade de recuperar objetos esquecidos ou perdidos dentro do veículo. Basta informar à central o horário e o local em que embarcou no táxi, para que se localize o veículo e possa ser feita a busca do bem perdido.
Fazer o monitoramento da frota de táxi é mais vantajoso, prático e seguro. Conheça o serviço de monitoramento de frotas pela empresa Argos Monitoramentos. Você poderá monitorar em tempo real todo o uso de seu veículo, determinando alertas de parada e abastecimento, quilometragem e velocidade percorrida por cada veículo e área proibida para trafegar.
Pingback: Importância do monitoramento de frotas de táxi | Patrícia Gomes