Comprar um carro é muito difícil, mas se você não tomar certos cuidados, será mais difícil ainda mantê-lo na sua garagem. A primeira dica é investir na segurança. Invista em um bom rastreador de automóvel! O rastreamento de veículos permite que seu veículo seja monitorado e localizado em qualquer lugar!Em caso de roubo ou furto, o carro será localizado mais rapidamente, aumentando a chance de recuperação. Ainda, é importante para a sua segurança também, caso haja algum sequestro relâmpago.
Confira outras dicas para cuidar bem do seu carro:
Mantenha a pressão adequada dos pneus. Isso ajuda na redução do consumo de combustível e impede o superaquecimento do motor.
Não ignore as luzes do painel do carro, pois elas indicam problemas que podem prejudicar o funcionamento do carro. Se acender alguma luz que você não souber identificar, leve o veículo a um bom mecânico, assim, você evita prejuízos maiores. Se não olhar as luzes, poderá ocorrer um problema maior, acarretando mais prejuízos e até risco de acidentes.
Alinhamento e balanceamento devem ser feitos a cada 10 mil km. Esses procedimentos evitam o desgaste irregular dos pneus.
Faça a manutenção dos componentes do motor. A trocas das velas deve ser feita a cada 20 mil km, o filtro de ar deve ser trocado a cada 15 mil km e o de combustível, a cada 10 mil quilômetros. Já o filtro de óleo deve ser trocado junto com o óleo do motor. O carburador tem vida útil de, em média, 80 mil km.Para te ajudar a lembrar das manutenções de cada item, o aplicativo Argos oferece ferramentas onde você pode agendar as manutenções preventivas.
Não descuide da documentação do carro. Se não estiver tudo em dia, você pode até perder o veículo. Além disso, o processo de regularização d um veículo irregular pode sair bem caro. Lembre-se de ter o IPVA e o DPVAT pagos.
Se durante a direção perceber que o motor está superaquecido, pare de dirigir! Procure um local seguro para estacionar. Abra o capô, verifique o reservatório de água e aguarde o veículo resfriar. É importante conferir o nível do reservatório pelo menos uma vez por semana e toda vez que for fazer viagens longas.
Não mantenha o pé sobre a embreagem. O atrito pode levar ao desgaste e até a quebra.
Use peças originais. As genéricas podem gerar problemas mecânicos, além de não possuírem nenhum tipo de garantia.
Faça a troca de pneus sempre que necessário. Pneus carecas, além de acidentes, podem gerar multas caras!
Não deixe a mão sobre o câmbio durante a direção. Por menor que seja o contato, há a transmissão de pressão. Com isso, a troca de marchas passar a ser mais barulhenta pois o câmbio se desgasta facilmente.
Abasteça com combustível de qualidade, disponível em postos confiáveis. Avalie também o tipo de gasolina. A aditiva, por exemplo, possui detergentes que ajudam na limpeza do sistema de injeção. A Premium é propicia melhor desenvolvimento do motor e é indicada para motores mais potentes. A comum é mais simples e não tem nenhum tipo de aditivo.
Conheça o serviço de monitoramento de frotas pela empresa Argos Monitoramentos. Você poderá monitorar em tempo real todo o uso de seu veículo, determinando alertas de parada e abastecimento, quilometragem e velocidade percorrida por cada veículo e área proibida para trafegar.