O monitoramento de frotas tornou-se uma necessidade nas empresas. Com ele, é possível rastrear veículos e frotas, e com isso, minimizar prejuízos com roubos e assaltos e ainda, resguardar a segurança do veículo e do seu condutor.
O monitoramento de veículos via GPS é uma tecnologia que permite a geolocalização exata do seu veículo em qualquer ponto do planeta, através de sinais obtidos por satélites. Os satélites viajam ao redor do planeta e transmitem os sinais com todas as coordenadas geográficas, fornecendo dados precisos da localização.
Sabemos que o rastreador de carro via GPS é muito eficiente e necessário, mas como surgiu este sistema de rastreamento ?
A sigla GPS vem do inglês Global Positioning System, que em português significa Sistema de Posicionamento Global. Atualmente existem 29 satélites ao redor da terra, operando para que este sistema funcione perfeitamente.
A história começou em 1957, quando a União Soviética lançou o primeiro satélite artificial do mundo. Isto foi a base para o início dos estudos sobre o uso de satélites para localização de pontos georreferenciais.
Porém, foram os americanos que, de fato, criaram o sistema que conhecemos hoje. O sistema por GPS começou a ser usado em 1972 e foi desenvolvido pelo Departamento de Defesa Norte Americano. Tinha como objeto ser uma ferramenta de navegação usada para fins militares.
No entanto, servia mais como uma base para testes e carecia de melhoras em seu desenvolvimento e o GPS só foi considerado totalmente operacional em 1995. O desenvolvimento total do sistema custou mais de 10 bilhões de dólares.
Até o ano 2000, os Estados Unidos dificultavam o uso do GPS pelos civis. A Disponibilidade Seletiva, limitava a precisão do uso civil em 100 metros. Atualmente esta medida está cancelada, mas os Estados Unidos, sentindo-se ameaçados em questões de segurança pública, podem voltar a restringir o uso do GPS para fins militares.
Atualmente operam dois sistemas de posicionamento por satélite: O GPS, dos Estados Unidos e o Glonass, desenvolvido pela Rússia. A China e a União Européia também estão desenvolvendo sistemas próprios, o Compass e o Galileo, respectivamente.
Conheça o serviço de monitoramento de frotas pela empresa Argos Monitoramentos. Você poderá monitorar em tempo real todo o uso de seu veículo, determinando alertas de parada e abastecimento, quilometragem e velocidade percorrida por cada veículo e área proibida para trafegar.